FEUP SOCIAL

G.A.S.Porto Jovens
PÚBLICO-ALVO

Estudantes da FEUP que se encontram numa situação fragilizada, enfrentando múltiplas dificuldades (económicas, sociais, académicas, entre outros… ) e, por isso, são conduzidos ao insucesso e, por vezes, ao abandono escolar.

Desde o seu início, uma grande parte dos estudantes que procura o projeto é oriunda dos PALOP, Timor e outros países estrangeiros, reflexo das dificuldades acrescidas que enfrentam por se encontrarem num país estrangeiro e que afeta não só os estudantes, como o próprio futuro das suas comunidades que neles depositam a esperança de um país melhor.

Além disso, este projeto tem recebido pedidos de apoio  de estudantes não pertencentes à FEUP, no sentido de obterem esclarecimentos quanto às respostas existentes para os problemas que enfrentam, bem como a que entidades se devem dirigir para os resolver.

 

OBJETIVOS

– Prevenir situações de abandono da faculdade por parte destes jovens;

– Facilitar a inserção destes estudantes na sociedade e no contexto académico, proporcionando-lhes, tanto quanto possível, condições de equilíbrio e estabilidade emocional, cuja carência conduz ao sofrimento e perturbações.

ATIVIDADES

– Encaminhamento e acompanhamento dos estudantes às entidades competentes para solucionar os seus problemas;

– Apoio a situações de carência económica;

– Momentos de Convívio que promovam a troca de experiências e o espírito de entre-ajuda.

 

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

– Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – com o envolvimento da U.O.I. (Unidade de Orientação e Integração), dos seus estudantes, docentes, funcionários, direção, associação de estudantes, etc …