MUCHABJE MILLENNIUM


CONTEXTO

Muchabje é um dos bairros mais desfavorecidos e pobres da Macia por vários fatores: fraco abastecimento de água, inexistência de eletricidade em mais de metade da zona, distanciamento do centro da Macia e fracas infraestruturas de ensino. Em contrapartida, é uma zona que tem líderes locais muito ativos, com grande sentido de comunidade, estando localizada numa zona privilegiada, no que diz respeito à fertilidade dos solos.

A intenção do programa Muchabje Millennium é alavancar a capacidade da comunidade, através do fornecimento de ferramentas para o seu desenvolvimento, potenciando os seus pontos fortes e diminuindo as suas fragilidades. Para isto, juntamente com a empresa Eurico Ferreira, já foi recuperado um furo de água que serve cerca de dez pontos de abastecimento de água, privadas e públicas, e construída uma Escola Primária para as cerca de 582 crianças do bairro. Graças a esta intervenção, além de uma melhoria exponencial nesta infraestrutura escolar, foi também possível que o Bairro de Muchabje pudesse abranger mais dois anos de estudo, até ao 7º ano. Desta forma, e uma vez que a Escola anterior apenas tinha condições para lecionar até ao 5º ano, evita-se que crianças com 10/11 anos tenham de percorrer cerca de 2 kms por dia para assistirem às aulas noutro bairro.

Além disto, e para que o desenvolvimento deste Bairro seja realmente integral, o G.A.S.Porto chega com os seus projetos a este bairro, tendo assim 21 crianças apadrinhadas em Muchabje pelo projeto “Crescer de Mãos Dadas”, bem como um dos Centros de Estudos “Kukula”.

No futuro, pretende-se trabalhar com os professores desta escola, nomeadamente as questões pedagógicas e os métodos de ensino-aprendizagem, bem como dar apoio na área da agricultura.

LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

OBJETIVOS

– Erradicar a fome e a pobreza extrema;

– Permitir ao Bairro de Muchabje atingir os ODM;

– Suprimento de necessidades básicas;

– Desenvolvimento integral do Bairro de Muchabje.

 LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

PARCEIROS

– Eurico Ferreira.

– Líder comunitário do Bairro de Muchabje.